segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O GENE dos Cachos




Decidi escrever neste post, sobre uma das perguntas mais frequentes nos salões de beleza de Beleza Afro:
"Por que meu cabelo é cacheado?"
Um estudo realizado no Instituto de Pesquisas Médicas de Queensland, na Austrália, conseguiu identificar o gene que deixa os cabelos encaracolados. 
De acordo com os pesquisadores, a descoberta pode ser utilizada na criação de pílulas com efeito de alisamento capilar, além de descobrir, ainda no útero da mãe, se um bebê terá cabelo liso ou cacheado. Além disso, a nova informação também irá permitir que investigadores utilizem o DNA de suspeitos para criar perfis físicos mais próximos à realidade.
A pesquisa identificou o gene trico-hialina como o responsável pela criação de ondas nos cabelos.
Acredita-se que uma variação causada pela trico-hialina crie uma mudança nos aminoácidos do cabelo, fazendo com que ele se torne liso ou enrolado.
Estudos sugerem que 45% da população europeia tem cabelo liso, 40% têm cabelo ondulado e apenas 15%  têm o cabelo cacheado. Outras pesquisas mostram que as chances de herdar o cabelo cacheado é de 90%.
Tal configuração gênica faz com que o folículo capilar tenha propensões distintas sendo capazes de produzir queratina, e várias outras proteínas, que formam o fio de cabelo. Estas proteínas possuem átomos de enxofre, e quando dois destes dois átomos de enxofre se juntam, eles formam uma ligação de dissulfeto que dão o aspecto de molas 
aos cabelos cacheados.As pontes de dissulfeto podem ser rompidas e um cabelo crespo pode se tornar liso, temporariamente, através de ação química (alisamentos) ou física (aquecimento por secador, por exemplo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário